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Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología
Revista Activa *
ISSN: 1900-5407
Semestral
Antropología
Universidad de Los Andes
Colombia

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Redalyc 3.0 versión beta.
La versión estable de Redalyc 3.0 se libera en febrero de 2017. En la actualidad, se muestran los resultados de la marcación de artículos científicos mediante la herramienta gratuita Marcalyc, liberada en su primera versión el 1ro de septiembre de 2016 y que está pensada como un elemento central en la construcción y consolidación de un modelo de AA sustentable para Iberoamérica.
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Giselle Figueroa de la Ossa
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en: This article presents and analyzes ethnographic data generated in Buenos Aires, the capital of Argentina, among soccer fans whose conduct is supposedly violent, and their relation to the police force. Using a theoretical framework proposed by authors working in the field of Melanesian anthro-pology, this text suggests that the police, with their insistence on establishing order and control, project an image of soccer fans as an unruly mob that rebels against police authority, thus leading to a neurotic escalation in the use of violence by the police. The fans, on the other hand, focus on their own supposedly heroic actions and leading roles as part of a process of individ-ualization, and consider the police force an obstacle to the achievement of their goals, which leads them to act with even greater energy, to the point of hysteria, in their customary activities. Neurosis and hysteria are terms that are defined and used in a very specific way in this text.>>>pt: Este artigo apresenta e analisa dados etnográficos gerados em Bue-nos Aires, capital da Argentina, entre torcedores de futebol cujo comporta-mento é supostamente violento e sua relação com as forças policiais. Partindo do referencial teórico originado na antropologia melanésia, este texto sugere que a polícia, com sua determinação de estabelecer a ordem e o controle, projeta sobre as torcidas organizadas a imagem de um coletivo alvoroçado e rebelde à autoridade policial, o que a conduz a uma neurótica escalada no uso da violência oficial. Os torcedores, por sua vez, centralizam-se nas heroi-cidades e no protagonismo como parte de seu processo de individualização, e veem nas forças policiais um obstáculo para seus objetivos, o que os leva a atuarem com maior energia, histericamente, em suas atividades habituais. Neurose e histeria são conceitos que são definidos neste texto e empregam-se de maneira específica.>>>
Renzo
Universidade Federal de São Paulo
Brasil
en: In this article, I question the rationalities and sensitivities with which those implementing the Law of Victims in Colombia consider the subjects of their intervention. The article is divided into four parts. First, I present empirical elements that show the discrepancies between law, expert knowledge, and situated needs in bureaucratic contexts. Second, I analyze the social production of discordant notes in bureaucratic spheres. Third, I explore the relationship established between science as a distancing device in Colombia and the epistemic fissures underlying the law and the action of pro-fessional experts. Fourth, I present guidelines to contribute to destabilizing the westernist outlook of those who, under the authority of Law and Science, impact the life of war victims in Colombia.>>>pt: Neste artigo, problematizo as racionalidades e as sensibilidades a partir das quais os operadores da Lei de Vítimas na Colômbia olham os sujeitos de sua intervenção. Este artigo se divide em quatro partes. Na pri-meira, exponho elementos empíricos que mostram as discordâncias entre lei, conhecimentos especializados e necessidades situadas. Na segunda, analiso a produção social das discordâncias em âmbitos burocráticos. Na terceira, exponho a relação instaurada entre a ciência, como dispositivo de distancia-mento na Colômbia, e as fissuras epistêmicas que subjazem a lei e a ação dos profissionais. Por último, apresento lineamentos que contribuem para uma desestabilização do olhar ocidentalista de quem, sob a autoridade da Lei e da Ciência, impacta a vida das vítimas da guerra na Colômbia.>>>
Angélica Franco Gamboa
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en: This ethnographic analysis of the ways in which different inhabi-tants of an intermediate city in the center of Buenos Aires province deal with their neighborhood disputes within the framework of a municipal communi-ty mediation center sheds light on the complex symbolic plots that articulate unique local ideas of justice and community. The latter gives rise to a contrac-tual regime, at once diffuse and inescapable, which establishes senses of justi-ce that entail a particular type of legal sensitivity in their concrete realization. On the basis of an ethnographic study underway since 2011, which has taken participant observation as its distinctive feature, this article examines these articulations focusing on the sociocultural senses that make them possible and on the treatment of this type of sociocultural conflict.>>>pt: A análise etnográfica das formas em que diferentes habitantes de uma cidade média do centro da província de Buenos Aires lidam com par-te de sua conflitividade de vizinhança, no âmbito de um centro municipal de mediação comunitária, manifestou as complexas tramas simbólicas que articulam singulares ideias locais de justiça e de vizinhança. Esta última con-figura um regime contratual, ao mesmo tempo difuso e iniludível, que fixa sentidos de justiça descrevendo, em sua materialização, um tipo particular de sensibilidade legal. Sobre a base de uma pesquisa etnográfica em andamento desde 2011, que tem tomado a observação participante como traço distintivo, este artigo examinou essas articulações enfocando nos sentidos sociocultu-rais que as possibilitam e buscando problematizar o lugar que estes ocupam na elaboração e no tratamento desse tipo de conflitividade sociocultural.>>>
Juan Pablo Matta
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en: This articleanalyzes the incursion of cultural industry projects in various scenarios in the city of Cali (Colombia) and their linkage with Afro-Colombian cultural diversity, which is one of the city’s strongest so-cio-demographic and cultural components. The municipal Secretariat of Cul-ture and Tourism has fomented this process since 2008 and has gradually sought to strengthen the ideological and praxeological proposal. It has done this by articulating the city’s cultural offerings with efforts to create economic opportunities in the trade and services sectors and, simultaneously, with the multicultural discourse of the Colombian nation-state. The argumentation of the article was constructed through a documentary methodology, recovering reports and studies from the public archives of the Secretariat of Culture and Tourism, and taking the “Petronio Alvarez” Pacific Music Festival as the case for analysis. The article demonstrates that diverse tensions arise in implemen-ting these projects which overlook the experiences of the city’s Afro-Colom-bian populations who are trying to participate, since they have been designed by the nation-state in such a way as to condition and sectorize the benefits.>>>pt: Este artigo analisa a incursão dos projetos de indústrias culturais em diferentes cenários da cidade de Cali (Colômbia) e sua vinculação com a diversidade cultural afro-colombiana ao ser esta um forte componente so-ciodemográfico e cultural da cidade. Esse processo tem sido fomentado pela Secretaria de Cultura e Turismo da cidade —organismo adjunto à Prefeitura de Cali— desde 2008, e pouco a pouco tem tentado consolidar sua proposta ideológica e praxeológica articulando a oferta cultural dessa urbe com as in-tenções de gerar espaços de produção econômica associados, principalmente, com os setores do comércio e serviços, e, ao mesmo tempo, com o discurso multicultural do Estado-nação colombiano. A argumentação deste artigo foi construída por meio de uma metodologia de corte documental, na qual se recuperou relatórios e estudos do arquivo público da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade e tomou como caso de análise o Festival de Músicas do Pacífico “Petronio Álvarez”. A argumentação proposta demonstra que esses projetos apresentam diversas tensões em sua prática e têm invisibilizados as experiências das populações afro-colombianas da cidade que tentam se in-serir neles, e são apresentados pelo Estado-nação a fim de gerar benefícios condicionados e setorizados.>>>
Mateo Pazos Cárdenas
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en: This article explores the general systems of identification and mo-dels of classification of nature and the human environment elaborated among the black population of the Viceroyalty of Nueva Granada during the 18th and early 19th centuries. Based on the few annotations on this topic in colo-nial documentation, and checking them against a longstanding oral tradition and references obtained among present-day ethnic communities, it became clear that despite the disdain of elite groups, said knowledge not only formed part of their intellectual and scientific production, but also paved the way for establishing identities, properties and interactions among all the entities that composed the cosmos around them. They thus created their own frameworks of meaning from which they developed new forms of thought and everyday action that added new dimensions to the reality that tried to impose itself on them as the only version possible.>>>pt: Este artigo se aprofunda nos sistemas gerais de identificação e nos modelos de classificação da natureza e do ambiente humano que elaboraram os estamentos negros do Vice-reino da Nova Granada no século XVIII e iní-cio do XIX. A partir dessas poucas anotações que a documentação colonial deixou sobre esse tema e comparando-as com tradições orais de longa du-ração e por referências obtidas em comunidades étnicas atuais, evidenciou--se que —apesar de não serem valorizados pelos grupos da elite— aqueles saberes não somente fizeram parte de sua produção intelectual e científica, como também que lhes abriram caminho para a fixação das identidades, pro-priedades e interações de todas as entidades que compunham o cosmos cir-cundante. Criaram, assim, referenciais próprios de sentido a partir dos quais desenvolveram novas formas de pensar e de atuar cotidiano que acrescenta-ram outras dimensões à realidade que tentou ser imposta a eles como a única versão possível.>>>
Jaime Andrés Peralta
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en: This paper seeks to contribute conceptually to an anthropological approach to politics and power situated ethnographically. The starting point is a review of everything from classical debates about the relationship be-tween anthropology and ideology to contemporary discussions on ethnogra-phic theory. Then, with the discussion limited to the study of political proces-ses involving the state, it focuses on a case from contemporary Argentina that expresses and materializes the political dimension of public infrastructure. It examines significant associations between infrastructure and federalism established and mobilized by political actors committed to creating an inter-provincial regionalization among the provinces of Cordoba, Entre Rios and Santa Fe. This corpus of data, from which the observations and arguments presented arise, is the result of a decade of research developed from an eth-nographic perspective with a methodology that privileged fieldwork based on participant observation and open interviews. Finally, it proposes a response to the theoretical and methodological question of how to complement eth-nographical study of the concrete material effects of the state with the pro-ductive and creative dimensions of politics by building bridges between the politics of meaning and the politics of value.>>>pt: Este trabalho buscou contribuir de maneira conceitual para a apro-ximação antropológica da política e do poder etnograficamente situados. O ponto de partida foi um percorrido dos debates clássicos sobre a relação en-tre antropologia e ideologia até as discussões contemporâneas sobre a teoria etnográfica. Em seguida e após ser introduzida a discussão no campo do es-tudo de processos políticos que envolvem o Estado, recortou-se um caso da Argentina contemporânea que expressa e materializa a dimensão política da infraestrutura pública. Além disso, examinaram-se, no caso em questão, as associações significativas entre infraestrutura e federalismo estabelecidas e mobilizadas por atores políticos comprometidos com a criação de uma regio-nalização interprovincial entre Córdoba, Entre Ríos e Santa Fe. Esse corpus de dados, do qual surgem as observações e argumentos vertidos, correspon-de-se com uma década de pesquisa desenvolvida a partir de um enfoque e uma metodologia etnográficos que privilegiam o trabalho de campo baseado na observação participante e na entrevista aberta. Finalmente, propôs-se uma resposta ao interrogante teórico e metodológico de como complementar o es-tudo etnográfico dos efeitos materiais concretos do Estado com as dimensões produtiva e criativa da política por meio do estabelecimento de pontes entre a política do significado e a do valor.>>>
Julieta Gaztañaga
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en: The reading hypothesis that has guided this paper is that the work of Gabriel Tarde offers a solution to the individualism-holism alternative that still dominates the social sciences, because it tends to conceptualize the social as a third term that exceeds both the individual and society. The concept of the social here is the plural and heterogeneous field of interactions in which individuals, groups and social systems are produced, reproduced, transfor-med and eventually diluted. Supported by this hypothesis, and reconstructing Tarde’s conceptual syntax on the basis of it, we seek to clarify some funda-mental elements of the theory of the individual outlined in various passages of his work. We also attempt to account for his ideas regarding the masses and the public, and we have proposed a re-reading of his concept of the multitu-de. Finally, we have tried to show some of the ethical-political consequences arising from that hypothesis and that syntax.>>>pt: A hipótese de leitura que orientou o presente trabalho é a que a obra de Gabriel Tarde oferece uma saída à alternativa individualismo-holis-mo ainda dominante nas ciências sociais, razão por que tende a conceituar o social como um terceiro termo que ultrapassa tanto os indivíduos quanto as sociedades. O social é, aqui, o campo plural e heterogêneo de interações nas quais se produzem, reproduzem, transformam e, eventualmente, diluem tanto os indivíduos quanto os grupos e os sistemas sociais. Apoiados nes-sa hipótese e reconstruindo a partir dela a sintaxe conceitual produzida por Tarde, buscamos esclarecer alguns elementos básicos da teoria do indivíduo esboçada em diversas passagens de sua obra. Além disso, procuramos dar conta de suas ideias a respeito das massas e dos públicos, e propusemos uma releitura de seu conceito de multidão. Por último, tentamos mostrar algumas das consequências ético-políticas que se derivam dessa hipótese e sintaxe.>>>
Sergio Tonkonoff
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Giselle Figueroa de la Ossa
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